Lançamento do livro “Manual de Análise do Discurso” (Contexto, 2026)
Data da publicação: 16 de fevereiro de 2026 Categoria: Sem categoria
MANUAL DE ANÁLISE DO DISCURSO (Contexto, 2026)
Nelson Barros da Costa
A Análise do Discurso foi fundada na França, no final dos anos 1960 do século XX, década que se notabilizou por concentrar acontecimentos de grande relevância na história e que ocasionaram profundas transformações políticas e comportamentais no mundo ocidental. […]
É assim que, naquele momento histórico, a Análise do Discurso nascia sob o signo da polêmica. A ideia original era que ela pudesse servir como um instrumento político capaz de desmascarar as estratégias de manipulação ocultas por trás dos textos. Acreditando que a linguagem encobria interesses e ideologias inconfessáveis, a AD (como a chamaremos daqui em diante) é proposta como recurso metodológico capaz de pôr a nu tais interesses e ideologias. Com o tempo, ao se distanciar dessa época de grande acirramento ideológico, a AD supera esse finalismo para se tornar, sem perder seu caráter crítico, uma reflexão sobre a discursividade e a linguagem que pode, dependendo da perspectiva, apoiar-se em uma ferramenta metodológica de leitura textual mais ou menos rigorosamente formulada. Partiremos, portanto, de uma perspectiva mais contemporânea, advertindo o leitor de que se trata de uma dentre muitas outras abordagens que podem ser encontradas no atual quadro acadêmico brasileiro e mundial.
Neste manual, o professor Nelson Barros da Costa introduz ao leitor o fascinante mundo da discursividade.
Passando pelos mais relevantes debates teóricos e analisando exemplos reais familiares ao público brasileiro, sempre de modo acessível e didático, o autor nos guia através de importantes conceitos, como gênero discursivo, ethos, interdiscurso, entre outros.
Mais que uma introdução, esta obra é um convite para encorajar o leitor curioso a se aprofundar nessa disciplina.
