Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Grupo Discuta

Área do conteúdo

II DIPRACS

even3.com.br/dipracs

O II Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS) é uma promoção do grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), para este ano de 2020 além de ser a segunda edição deste evento. Estiveram conosco nessa empreitada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O evento teve como objetivo congregar pesquisadores dos estudos da linguagem e da cultura, especialmente das áreas de Análise do Discurso, Filosofia da Linguagem, Linguística Aplicada, Pragmática, Linguística de Texto, Retórica, Estudos Culturais, dentre outras, para discutir questões prementes que, com a expansão das redes sociais, se afiguraram nessa década que acaba de findar: a propagação do discurso de ódio e da intolerância, a manipulação de grandes massas em eventos eleitorais e plebiscitário, a “pós-verdade” e as “fake news”, o avanço de políticas racistas, anticulturais e anticientíficas, a formação das “bolhas” ideológicas, a censura e a perseguição às artes, o crescimento do fundamentalismo religioso, dentre outras.

Originalmente previsto para os dias 24, 25 e 26 de junho de 2020, o II Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS), em razão do novo contexto pandêmico, precisou ser adiado sem uma data determinada para realização até então, sendo que posteriormente passou a ocorrer agora em formato online no canal do Grupo Discuta no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCChNyS21fNiUaXXAFVl-Fgg) nos dias 01 a 04 de dezembro de 2020, mais precisamente. Na aba Anais está disponível para visualização os anais on-line do II DIPRACS com todos os artigos submetidos e aceitos até ao final do ano de 2020.

Acesse even3.com.br/dipracs e na página de Publicações para obter mais informações sobre este evento.

Abertura do II DIPRACS:

Acessar Ir para o topo