Grupo Discuta lança e-book sobre discurso literomusical brasileiro para crianças

Data de publicação: 19 de setembro de 2023. Categoria: Atividades do grupo

O Grupo Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta) lança mais uma produção bibliográfica, o e-book “As trilhas da infância: o discurso literomusical brasileiro para crianças”. Organizado por Nelson Barros da Costa, Maria das Dores Nogueira Mendes e José Wesley Vieira Matos, a obra é uma coletânea de artigos de autoria dos membros do grupo Discuta, sendo resultados de dois projetos mais abrangentes coordenados pelos professores Nelson Costa e Maria das Dores Mendes: respectivamente, os projetos de pesquisa “Análise do discurso literomusical brasileiro para crianças – investigações discursivas” (COSTA e GONZALEZ, 2014) e “Invocanções: investimento vocal em canções para crianças” (MENDES, 2020). Sob a perspectiva da Análise do Discurso de Dominique Maingueneau, pretende-se descrever os posicionamentos presentes na canção popular brasileira para crianças, investigando operações intersemióticas (relação entre enunciação e investimento vocal, performance audiovisual, organização camerística etc.) na constituição de tais posicionamentos.

Ao todo, são 9 artigos, escritos por 12 autores, todos de alguma forma ligados ao DLV, seja como ex-alunos da graduação, seja como atuais e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (mestrado e doutorado), seja como professores do departamento. São eles: Soletra um verso, lavra a melodia: a análise do discurso literomusical para crianças (Nelson Barros da Costa, Bianca Gonzalez Neves Acevedo Carvalho); Intertextualidade na canção para crianças (Geania Nogueira de Farias Pinheiro); O processo de retextualização na canção para crianças: uma abordagem discursiva (Aline Fabíola Freitas Mendes); Investimento vocal em canções para crianças: reflexões teórico-metodológicas e exercícios analíticos (Maria das Dores Nogueira Mendes, Ana Joyce Mesquita Felix, Gabriel Moreira Peixoto, Maria Bianca da Silva Marques, José Wesley Vieira Matos); A intervocalidade mostrada em canções para crianças (Maria das Dores Nogueira Mendes, Aurélia Bento Alexandre); Construções discursivas da festa nos posicionamentos do discurso literomusical brasileiro para crianças (Lucas Rodrigues Memória Ávila, Maria das Dores Nogueira Mendes); A retextualização na canção gospel para crianças (Acsa de Sales Albuquerque de Sousa); Ouvindo livros, lendo canções: produções literárias e posicionamentos literomusicais para crianças (José Wesley Vieira Matos, Maria Bianca da Silva Marques) e, por fim, O amor é pop: canções e posicionamento pop rock para crianças (Maria das Dores Nogueira Mendes, José Wesley Vieira Matos).

Publicada pela Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, a obra está disponível a seguir:

Link do e-book: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/74201/1/2023_liv_nbc.pdf