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Universidade Federal do Ceará
Grupo Discuta

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Integrantes do grupo

Coordenação do grupo:

PROFESSORES

Profa. Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes (DLV/PPGL/UFC): Atual líder do Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (DISCUTA). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001), especialização em Linguística e ensino do Português (2005), mestrado (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013). Em 2021, concluiu estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sob a supervisão do Prof. Carlos Piovezani. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), ambos da Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística e Análise do Discurso. Desenvolve pesquisa sobre o investimento vocal na música popular brasileira, sobretudo, na cearense e em canções para crianças. Além disso, realiza pesquisas também sobre o discurso científico e político. Organizou os livros “Análise do Discurso e ensino de Língua Portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio” (Ed. Pontes, 2019) e “”O duro aço da voz” do Pessoal do Ceará: investimento vocal, cenografia e ethos” (Imprensa Universitária, 2021).

Prof. Dr. Nelson Barros da Costa (DLV/UFC): Fundador e atual vice-líder do grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Discuta – UFC). Possui graduação em Letras (1986), especialização em Ensino do Português (1988) e mestrado em Educação Brasileira (1991) pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) com Doutorado Sanduíche em Science du Langage pela Université de Rouen (2000). Em 2010, realizou Estágio Pós-Doutoral Senior, com bolsa Capes, na Université de Paris XII (Val de Marne) sob orientação do prof. Dominique Maingueneau. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente com os seguintes temas: discurso literomusical, canção em sala de aula, ensino do português e gênero. 

Profa. Dra. Maria Clara Gomes Mathias Cavalcanti (DLV/UFC): Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2016). Mestre em Linguística por este mesmo programa (2012). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2010). Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2009). É Professora Efetiva da Universidade Federal do Ceará – UFC, lotada no Departamento de Letras Vernáculas (DLV). Participa, como líder, do Grupo de Estudos em Discurso, Identidade e Prática Social – GEDIP/UFC. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Estudos Críticos da Linguagem e Análise de Discurso Crítica. Atualmente desenvolve estudos interdisciplinares voltados para a investigação de questões de ideologia e poder no discurso jurídico

PESQUISADORES

Profa. Dra. Lia Raquel Vieira de Andrade (UNILAB): Graduada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e língua italiana, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Letras (UFC) e doutora em Linguística (UFC). Professora efetiva do Instituto de Linguagens e Literaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Coordenadora pedagógica da área de Italiano do Núcleo de Línguas da Unilab (NucLi/Unilab). Membro do grupo de pesquisa Discuta – Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.

 

Prof. Dr. Michael Viana Peixoto: Graduado em Letras, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Experiência no Ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação, na área de Linguística e Literatura, com ênfase na Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: prática intersemiótica, ethos, interdiscursividade, discurso literomusical brasileiro. Experiência em elaboração de itens, formação continuada de professores, preparatórios para concursos e na contribuição para pesquisas científicas.

DISCENTES

MESTRADO

André Brito da Silva: Graduado em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2022). Durante a graduação, atuou, dentre outras atividades, como Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), sob a orientação da Profª. Drª. Mônica Magalhães Cavalcante. É integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística PROTEXTO (UFC). Possui interesse em Linguística Textual e em suas interfaces com a Análise do Discurso de orientação francesa, especialmente nos estudos voltados à Argumentação no Texto e no Discurso. Além disso, entre os anos de 2019 a 2022, lecionou, voluntariamente, aulas de Literatura e de Redação ENEM e UECE no cursinho preparatório Transpassando, projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Adriano Souza Marinho: Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2017). Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal do Ceará. Mestrando em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor do quadro efetivo da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Atua como preceptor do programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, polidez e análise do discurso.

 

Ana Cherllany Cardoso de Freitas: Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2015).

 

 

 

 

Carlos André Silva Ferreira: Um jovem do interior do Ceará, aspirante a linguista e entusiasmado com os estudos do Discurso. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Possui pós-graduação em Docência e Prática de Ensino em Português e Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado pela Faculdade Descomplica. É graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/2022). Já atuou como bolsista monitor no Programa de Monitoria da UNILAB (2018/2019). Foi bolsista em dois projetos com fomento do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisas, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica da FUNCAP (2019/2022). Participou da Comissão Gestora do Centro Acadêmico de Letras – Língua Portuguesa (CALU/UNILAB) e atuou como docente em escolas municipais e estaduais. É membro do Grupo de Estudo em Linguística Textual da UNILAB – GELT/CNPq. 

José Wesley Vieira Matos: Mestrando do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin/ UFC) e graduado do Curso de Letras Português-Espanhol da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando, principalmente, nos seguintes temas: metodologia científica e canções para crianças.

 

 

Maria Bianca da Silva Marques: Graduada do Curso de Letras Português e Espanhol na Universidade Federal do Ceará (UFC). Participante do Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (DISCUTA/UFC). Possui experiência na área de Linguística com enfoque em Análise do Discurso, trabalhando com temas, como: discurso literomusical, canções para crianças e construção da identidade nacional. 

 

 

 

Maria Dayanne Sampaio Falcão: Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2018). Atuou como bolsista do programa de bolsas de iniciação à docência (PIBID), fomentado pela CAPES durante o período de 2014 até 2016. Foi bolsista de iniciação científica e tecnológica do programa de bolsas de produtividade em pesquisa e estímulo à interiorização (BPI/FUNCAP), durante o período de 2017 até 2018; no projeto “As marcas das heterogeneidades enunciativas como recurso argumentativo retórico para a análise do texto e do discurso”. Trabalhou como professora de redação e língua inglesa na escola municipal de ensino fundamental Anacleto Carlos Cavalcante (2012-2020), como professora substituta de língua portuguesa na escola estadual de ensino fundamental e médio José Waldemar de Alcântara (2019), como professora de língua portuguesa na escola municipal de ensino fundamental Humberto de Campos (2021) e na escola municipal de ensino fundamental Pedro Alexandrino de Lima (2021). Atualmente é integrante do grupo de estudos Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (DISCUTA), cadastrado no diretório do grupo CNPq e cursa o mestrado em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

GRADUAÇÃO

Ana Joyce Mesquita Félix: Graduanda em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do grupo DISCUTA – Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais. Possui interesse pela pesquisa nas áreas de Análise do Discurso (especialmente sobre discurso literomusical) e Sociolinguística.

Gabriel Moreira Peixoto: Graduando do Curso de Letras Português-Inglês da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como bolsista de extensão do Projeto Seminários Linguísticos (PREX/UFC), como professor voluntário de Leitura no cursinho Projeto Novo Vestibular (PNV), foi bolsista de iniciação acadêmica (BIA/PROGRAD/ UFC) no projeto Invocanções. É participante do Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta/ UFC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando, principalmente, nos seguintes temas: canções para crianças e Identidade Nacional.

Lucas Rodrigues Memória Ávila: Graduado em Letras – Português e suas respectivas Literaturas, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi monitor da disciplina “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos” no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (CAD-PROGRAD/UFC). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFC) no projeto de pesquisa “Investimento vocal em canções para crianças” (INVOCANÇÕES). Desde 2018, integra o grupo de pesquisa “Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais” (DISCUTA/UFC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia Científica e Discurso Literomusical Brasileiro para Crianças. Atualmente, atua como professor de Língua Portuguesa em uma escola do município de Fortaleza

Rômulo Reinaldo Santos do Nascimento: Graduando em Letras-Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFC) do projeto “A polêmica em torno do isolamento social durante a pandemia da Covid-19”, sob orientação da profa. Maria das Dores Nogueira Mendes e possui experiência como monitor (PID/UFC) da disciplina de Língua Portuguesa: Fonologia e bolsista (PIBIC/FUNCAP) do projeto “Variação e Processamento da Fala e do Discurso: Análise e Aplicações” (PROFALA/UFC). Integra o grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (DISCUTA/UFC). Tem interesse pela pesquisa em Linguística, com ênfase na Análise do Discurso, trabalhando com as seguintes temáticas: discurso político; discurso científico; Fonética e Fonologia; etc. 

COLABORADORES

Prof. Dr. José Coelho Peixoto de Souza (UoM): Atua como professor de português na University of Manchester, na Inglaterra. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciatura em Língua Inglesa pela mesma universidade. Seus interesses de pesquisa incluem a formação de professores, a elaboração de material didático, o ensino de português como língua adicional e o uso de canção no ensino de línguas adicionais na perspectiva do letramento literomusical, tendo ministrado oficinas e minicursos sobre o tema em eventos de formação inicial e continuada de professores de línguas adicionais. Desde 2019, atua como colaborador estrangeiro do grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Discursivas – DISCUTA

Profa. Dra. Ligia Cristine de Morais Bezerra (ASU): Possui doutorado em Língua Portuguesa e Cultura Lusófona com sub-especialização em Estudos Culturais (Indiana University – 2015), mestrado em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira (University of New Mexico – 2008), mestrado em Linguística (Universidade Federal do Ceará – 2005) e graduação em Letras (Português-Inglês, Universidade Federal do Ceará – 2002). Atualmente é Assistant Professor em Arizona State University, Arizona, Estados Unidos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Cultura Brasileira. Seus interesses de pesquisa incluem cultura latino-americana contemporânea.

 

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