I Seminário do Discuta – I DISSEMINA: Programação

Data de publicação: 19 de agosto de 2023. Categoria: Atividades do grupo

Divulgamos, a seguir, a programação geral do I Seminário do Discuta. Com a temática “Aprendendo e ensinando com a canção“, o I DISSEMINA acontecerá nos dias 24, 25 e 28 de agosto de 2023, presencialmente no campus Benfica (UFC).

PRIMEIRO DIA – 24/08/2023 (LOCAL: AUDITÓRIO RACHEL DE QUEIROZ – CH2)

Palestra I – Identificando desafios no estudo da canção popular gravada: balanços e perspectivas (08h30min – 10h)

Ministrante: Profa. Dra. Sheyla Castro Diniz (Universidade de São Paulo – USP)

Palestra II – A canção como gênero literomusical na sala de aula (10h30min – 12h)

Ministrante: Prof. Dr. José Peixoto Coelho de Souza (University of Manchester – UoM)

Minicurso I – Canção popular, métodos de análise e interdisciplinaridade (14h30min – 17h30min)

Ministrante: Profa. Dra. Sheyla Castro Diniz (Universidade de São Paulo – USP)

Ementa: A canção popular urbana, gravada e comercializada em fonogramas, desempenhou ao longo do século XX um papel inquestionável no processo de formação cultural e social brasileiro, embora seu reconhecimento acadêmico como tal seja recente considerando sua notoriedade no noticiário jornalístico e entre memorialistas desde pelo menos os anos 1920. Sua relevância artística, histórica e sociocultural orienta hoje em dia pesquisas acadêmicas diversas, apontando em certos casos para uma promissora, mas ainda tímida, tendência interdisciplinar. O minicurso abordará algumas perspectivas e métodos de análise que possam auxiliar no enfrentamento de desafios envolvendo o estudo da canção na área das Humanidades. Dentre esses desafios, a problemática de como decodificar a inscrição do social no estético diante das especificidades da linguagem e material musical-cancional (letra-melodia, performance, instrumentação, arranjos, técnicas e suportes de gravação, dentre outros).

SEGUNDO DIA – 25/08/2023 (LOCAL: AUDITÓRIO RACHEL DE QUEIROZ – CH2)

Minicurso I – Canção popular, métodos de análise e interdisciplinaridade (09h – 12h)

Ministrante: Profa. Dra. Sheyla Castro Diniz (Universidade de São Paulo – USP)

Minicurso II – O letramento literomusical no ensino de línguas (14h30min – 17h30min)

Ementa: Este minicurso tem como objetivo refletir sobre o uso pedagógico de canções no ensino de línguas (materna e adicionais) pelo viés do letramento literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014; 2015). Concebido como uma intersecção entre o letramento literário (COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e a educação musical (SWANWICK, 1994, 2003), e tendo subjacente a noção de letramento(s) como práticas sociais (KLEIMAN, 1995; STREET 1984, 2006; SOARES, 1999, 2002), o letramento literomusical enfoca aspectos referentes à construção de sentidos nos gêneros verbomusicais – como canções, jingles, hinos religiosos, esportivos e cívicos – a partir do estabelecimento de relações dialógicas entre letra e música bem como das práticas sociais por eles mediadas.
O curso procura responder às seguintes perguntas:
a) Como se dá a construção de sentidos no gênero canção?
b) O que é o letramento literomusical e quais suas implicações para o ensino de línguas?
c) De que modo materiais didáticos com base em canções podem estimular o letramento literomusical dos educandos?
Os encontros serão expositivo-dialogados e envolverão a audição de trechos de músicas e canções para o (re) conhecimento de elementos musicais e suas possíveis articulações com palavras e versos.

TERCEIRO DIA – 28/08/2023 (LOCAL: AUDITÓRIO JOSÉ ALBANO – CH1)

Mesa-redonda I: Pesquisas do Discuta (09h – 10h30min)

Mediação: Profa. Dra. Maria Clara Gomes Mathias Cavalcanti (UFC).

Apresentações:

“Metadiscurso em ‘cadê teu suin-?’, de Los hermanos: alguma ruptura no sistema (re)produtivo literomusical”. Profa. Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes (UFC);
“Canção para crianças: um discurso lúdico infantil”. Profa. Dra. Geania Nogueira de Farias Pinheiro (Seduc/CE);
“O amor é pop: o posicionamento pop-rock para crianças”. Mestrando José Wesley Vieira Matos (PPGLin-UFC);
“A animalidade nos investimentos discursivos das canções de Luiz Gonzaga”. Mestranda Maria Bianca da Silva Marques (PPGLin-UFC).

Mesa-redonda II: Pesquisas do Discuta (10h30min-12h)

Mediação: Profa. Dra. Rosemeire Selma Monteiro Plantin (UFC).

Apresentações:

“A saga de uma canção: analisando ‘Carcará'”. Prof. Dr. Nelson Barros da Costa (UFC);
“O samba não pode esperar: Daniela Mercury contra Bolsonaro”. Profa. Dra. Ligia Bezerra (ASU);
“A construção discursiva do ethos no álbum ‘Convoque seu Buda’, de Criolo”. Profa. Ma. Ana Cherllany Cardoso de Freitas (UFC).

O curso procura responder às seguintes perguntas:
a) Como se dá a construção de sentidos no gênero canção?

REALIZAÇÃO: Grupo de pesquisa Discurso, cotidiano e práticas culturais – Grupo Discuta

APOIO: Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLin/ UFC) e Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/ UECE).

ORGANIZADORES: Profa. Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes (UFC), Prof. Dr. Nelson Barros da Costa (UFC) e José Wesley Vieira Matos (UFC).