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Universidade Federal do Ceará
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Normas para publicação

Os trabalhos completos a serem recebidos para integrar os Anais do II Colóquio Discurso e Práticas Culturais devem reunir pesquisas relacionadas ao domínio dos estudos do discurso, que se centrem na relação entre as questões da verdade, da interculturalidade e das práticas sócio-inclusivas, constituintes dos quatro eixos temáticos desta edição do evento, a saber: Discurso e verdade, Discurso e práticas sócio-inclusivas, Discurso e práticas literomusicais e Discurso e práticas interculturais. Tais eixos se subdividem em subtemas geradores que não devem ser pensados como enquadramentos da discussão, mas como uma maneira de suscitar e formular uma miríade de questões a serem enfrentadas e discutidas pelos diversos arcabouços teórico-metodológicos, e que podem servir de norte para a organização temática dos trabalhos a serem enviados.

Apresentam-se, a seguir, as regras básicas da submissão de trabalhos completos para integrar os Anais do II Colóquio Discurso e Práticas Culturais

  1. O título do trabalho deve estar em negrito, em caixa alta, centralizado, em fonte Times New Roman 12.
  2. Após uma linha em branco, o(s) nome(s) d@(s) autor(es/as) deve(m) vir seguido(s) da sigla da instituição de origem do participante entre parênteses e do endereço de e-mail, alinhado(s) à direita, fonte Times New Roman 12, em caixa baixa;
  3. Após uma linha em branco, o resumo deve conter de 150 a 250 palavras, ser digitado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples e alinhamento justificado, seguido por três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
  4. O texto do resumo – já previamente submetido e aprovado – deve conter os elementos retóricos fundamentais: breve contextualização da pesquisa, referências teóricas, apresentação dos objetivos do trabalho, rápida descrição da metodologia adotada e sumarização dos resultados alcançados (que podem ser parciais). Indicamos que os resumos, mesmo já tendo sido objeto de avaliação para participação no evento, sejam revisados e aprimorados pelos autores para publicação nos anais.
  5. O trabalho deve ter no mínimo 08 e no máximo 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, transcrições, referências e anexos, ser digitado em fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado;
  6. Espera-se que o artigo tenha uma relação temática com o resumo que foi objeto de avaliação para participação no evento e que seja de uma das três modalidades abaixo:
  7. a) Descrição de pesquisa empírica: o texto deve conter contextualização da pesquisa, referências teóricas, apresentação dos objetivos do trabalho, descrição da metodologia adotada e apresentação dos resultados alcançados;
  8. b) Relatório resumido de estudo de caso: trabalho que relate experiências analisadas à luz de uma perspectiva teórica, detalhe o contexto empírico e apresente as conclusões;
  9. c) Proposta de análise textual-discursiva: deve explicitar o dispositivo analítico, o texto a ser analisado, justificativa do recorte, análise, conclusões.
  10. Os subtítulos das seções devem ser grafados em fonte Times New Roman, 12, destacados em negrito e em caixa baixa. Deve ser inserido um espaço simples entre o subtítulo da seção e o respectivo texto.
  11. As citações diretas, com até 3 linhas, deverão ser colocadas entre aspas, no corpo do texto, seguidas da referência em sistema autor-data (SOBRENOME, ano, p.).
  12. As citações diretas contendo de 4 a 10 linhas deverão ser colocadas em fonte Times New Roman 11, espaçamento simples, com recuo de 4 centímetros, sem aspas e seguidas pelas referências em sistema autor-data (SOBRENOME, ano, p.). Deixar um espaço simples antes e outro depois da citação em recuo.
  13. As citações indiretas devem conter o autor e o ano da publicação. No caso de o nome do autor fazer parte do texto, a data da publicação deve ser citada entre parênteses após o seu sobrenome. Ex: Discursos constituintes, segundo Maingueneau (2008), são produções discursivas que não reconhecem a superioridade hierárquica de outros discursos, por não admitirem autoridade além da sua própria. Para evitar interrupções na sequência do texto, as ideias do autor citado podem ser parafraseadas e a fonte indicada deve vir após a citação e, nesse caso, no formato (SOBRENOME, ano). Ex: Discursos constituintes são produções discursivas que não reconhecem a superioridade hierárquica de outros discursos, por não admitirem autoridade além da sua própria (MAINGUENEAU, 2008). Em qualquer caso, a inclusão da página é facultativa.
  14. As referências deverão ser apresentadas em Times New Roman, 12, alinhadas à esquerda, espaçamento simples, separadas por um espaço simples, seguindo as regras da ABNT.
  15. As ilustrações (gráficos, figuras, tabelas e quadros), que devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionadas, devem ser acompanhadas por suas legendas. Estas serão inseridas acima das ilustrações, em Times New Roman, tamanho 10, sem negrito. Em caso de ilustrações publicadas previamente, a fonte deve estar localizada abaixo. 
  16. Os textos publicados serão de inteira responsabilidade d@(s) autore/a(s). Em função disso, indicamos que sejam feitas as devidas revisões antes do envio. As submissões de trabalhos completos para os Anais do II DIPRACS deverão ser realizadas conforme o modelo (template) disponibilizado no site do evento (even3.com.br/dipracs). Solicitamos a atenção d@(s) autore/a(s) aos elementos de diagramação deste documento e sugerimos baixar o arquivo do template disponibilizado para nele confeccionar diretamente o seu artigo. Informamos que as submissões realizadas em desacordo com o modelo de diagramação não serão consideradas.
  17. Os textos deverão ser enviados, unicamente, através do formulário próprio para envio de trabalhos completos, disponibilizado no site do evento (even3.com.br/dipracs). Nesse formulário, @(s) participante(s) identificará(ão) o artigo e @(s) autor(a)(s), além de anexar, em formato docx e pdf, os arquivos do trabalho. @(s) participante(s) receberá(ão) uma cópia das resposta desse formulário que comprovará o envio bem sucedido. Ressaltando que não consideraremos, tampouco nos responsabilizaremos, por envios feitos de outros modos e/ou sem comprovante de cópia de respostas do formulário.
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