Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Grupo Discuta

Área do conteúdo

Artigos completos e publicados

2021

MENDES, M.D.N. O investimento vocal do Pessoal do Ceará. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 15, p. 57-77, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35168.

2020

AVILA, L. R. M.; MENDES, M.D.N. Construções discursivas da festa nos posicionamentos Canção de massa e Pop-Rock para crianças. Falange miúda, v. 5, p. 65-77, 2020. Disponível em: https://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/253/http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52413

 

MATOS, J. W. V.; MARQUES, M. B. S. Ouvindo livros, lendo canções: produções literárias e posicionamentos literomusicais para crianças. Revista Ao Pé da Letra – UFPE, v. 22, p. 122-137, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/245462.

 

MENDES, Maria das Dores Nogueira; MATOS, José Wesley Vieira. O amor é pop: canções e posicionamento pop-rock para crianças. SIGNÓTICA, v. 32, p. p.e. 60927, 2020. Disponível em:  https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/60927.

 

MENDES, M.D.N; MATOS, J. W. V. Leitura em cena(s): um olhar discursivo sobre o ensino de análise de textos. Revlet- Revista Virtual de Letras, v. 1, p. 465-485, 2020. Disponível em: http://revlet.com.br/artigos/590.pdf.

 

SOUSA, A. S. A. A retextualização na canção gospel para crianças. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, v. 9, p. 155-173, maio-agosto, 2020. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/2312.

2019

MENDES, M.D.N; MATOS, J. W. V. ; MARQUES, M. B. S. Por uma conceituação discursiva do diálogo. ÍCONE: REVISTA DE LETRAS (UEG. SÃO LUÍS DE MONTES BELOS), v. 19, p. 114-128, 2019. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/icone/article/view/9596.

2018

MENDES, M.D.N; ALEXANDRE, A. B. A intervocalidade mostrada em canções para crianças. Discursividades, v. 2, p. 7-26, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52414/ http://revista.uepb.edu.br/index.php/REDISC/article/view/4962

 

MENDES, M.D.N. Nem só sertão, nem só litoral: múltiplos espaços nas canções do ‘Pessoal do Ceará’. Mandinga: Revista de Estudos Linguísticos, v. 2, p. 55-63-65, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52386/ https://www.lareferencia.info/vufind/Record/BR_603a74a23ebcdbbf65efcdf1303f5cc7

2017

COSTA, Nelson Barros da; Costa, M. F. V. ; ROCHA, N. M. F. D. A pesquisa com crianças: pimenta no jardim dos outros. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade. v. 18, p. 64-79, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/5791.

2016

MENDES, M.D.N. Falar de si e (é) falar do outro: a referência à voz cantada na construção do ethos. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 9, p. 240-254, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52387/ https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1264.

2015

COSTA, Nelson Barros da. Dialogismo e análise do discurso – alguns efeitos do pensamento Bakhtiniano nos estudos do discurso. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 15, p. 321-335, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/f8sNQdhVkrfznwWDYnZXFkb/?lang=pt&format=pdf.

 

MENDES, M.D.N. Um canto entre quatro paredes: a sensualidade no investimento vocoverbal de Belchior. Revista Entrepalavras, v. 5, p. 10-23, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24322?locale=es/http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/587

 

MENDES, M.D.N; SILVA, L. F. G. . A voz resiste, a fala insiste: o ethos vocal em canções do Pessoal do Ceará. LINGUAGEM EM FOCO, v. 7, p. 47-57, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52415

2014

COSTA, Nelson Barros da; MENDES, Maria das Dores Nogueira. A Bossa Nova e a música cearense dos anos 70. Per Musi, v. 29, p. 176-184, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pm/a/JZ9trgsngXB734Fcv4Tzqbz/?lang=pt.

 

SILVA, L. F. G. ; MENDES, M. D. N. Concepções de língua e análise de gramáticas de Língua Materna: aproximações e distanciamentos. Revista Versalete, v. 2, p. 110-121, 2014. Disponível em: http://www.revistaversalete.ufpr.br/edicoes/vol2-03/110L%C3%BAcioGondim.pdf.

2013

MENDES, M.D.N. A canção nas aulas de língua materna. Voz do Campus, v. 4, p. 22-22, 2013.

2003

COSTA, Nelson Barros da. Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa. Linguagem em (Dis)curso (Online). UNISUL Tubarão Santa Catarina, v. 4, n.1, p. 5-18, 2003.Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26289/ http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/253.

2000

COSTA, Nelson Barros da. Contribuições do marxismo para uma teoria crítica da linguagem. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 16, n.1, p. 27-54, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/4FT5T4zmf4wrFBbrnjbLzDd/

1996

COSTA, Nelson Barros da. Competência discursiva: saber e poder dizer no discurso político sindical. Revista de Letras, Fortaleza, v. 18, n.1, p. 43-55, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3241?locale=en.

Acessar Ir para o topo