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Universidade Federal do Ceará
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Livros

PRÁTICAS DISCURSIVAS: EXERCÍCIOS ANALÍTICOS (2005)

Nelson Barros da Costa (Organizador)

Coletânea de artigos em que professores, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Ceará analisam diversas práticas discursivas (literomusical, literária, política, religiosa, racista, etc.)  na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Os textos são precedidos por um artigo de autoria do organizador que relê a historia da Análise do Discurso questionando-se se esta disciplina já não se encontra em uma nova época.

Contato para aquisição: costanels@gmail.com

 

O CHARME DESSA NAÇÃO – MÚSICA POPULAR, DISCURSO E SOCIEDADE BRASILEIRA (2007)

Nelson Barros da Costa (Organizador)

Trata-se de uma coletânea de artigos sobre a Música Popular Brasileira escritos pelo organizador, por membros do Grupo Discuta e por pesquisadores convidados de diversas universidades do Brasil e dos EUA, quais sejam: Charles Perrone (University of Florida), Christopher Dunn (Tulane University), Cláudia Neiva de Matos (Universidade Federal Fluminense), Deline Assunção (Universidade Estadual do Maranhão), Dilmar Miranda (Departamento de Filosofia/UFC), Ivã Carlos Lopes (USP), Leila Lehnen (University of New Mexico), Luis Tatit (USP) e Rinaldo de Fernandes (UFPB). O livro contou com o suporte dos recursos do III Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Contato para aquisição: costanels@gmail.com

 

MODOS DE BRINCAR, LEMBRAR E DIZER: DISCURSIVIDADE E SUBJETIVAÇÃO (2007)

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa (Organizadora)
Veriana de Fátima Rodrigues Colaço (Organizadora)
Nelson Barros da Costa (Organizador)

Modos de brincar, lembrar e dizer é uma iniciativa do grupo de pesquisa LUDICE, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC. Os trabalhos aqui reunidos estão organizados em dois eixos. O primeiro é focado nos “modos de brincar” que, enquanto tais, constituem os “modos de ser”. Na segunda parte estão os “modos de fazer” instituídos pelo “dizer”.

A pesquisa, como esforço para tecer diálogos com a heterogeneidade de aportes que o cenário educativo convoca, tem traçado para o LUDICE um percurso no qual transitam a abordagem sócio-histórica das práticas lúdicas, o aporte dos estudos culturais em educação e a teoria enunciativa da linguagem, de modo que os trabalhos aqui apresentados, que se inspiram no círculo de Bakhtin, reconhecem nas práticas discursivas uma mediação incontornável das práticas sociais.

Contato para aquisição: costanels@gmail.com

 

MÚSICA POPULAR, LINGUAGEM E SOCIEDADE: ANALISANDO O DISCURSO LITEROMUSICAL BRASILEIRO (2012)

Nelson Barros da Costa (Organizador)

Este livro é resultado da tese de doutorado do autor Nelson Barros da Costa – A produção do discurso literomusical brasileiro – defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 2001, sob a orientação da profa. Dra. Anna Raquel Machado. A obra persegue o desafio de descrever, do ponto de vista discursivo, tendências e movimentos estéticos na Música Popular Brasileira do período que vai do final dos anos 1950 até o início dos anos 1990. Pretende também demonstrar que a prática literomusical brasileira adquiriu em nosso país um estatuto constituinte: um discurso que tem por projeto propor maneiras de pensar e viver em sociedade, dizendo-se ligado a fontes legitimantes a fim de servir de fundamento para os outros discursos, e fundar um panthéon de grandes nomes, modelos ao mesmo tempo para si e para a coletividade.

Contato para aquisição: costanels@gmail.com

 

LUDICIDADE E INFÂNCIA NA CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO LITEROMUSICAL BRASILEIRO PARA CRIANÇAS (2017)

Geania Nogueira de Farias Pinheiro (Organizadora)

A obra é uma adaptação da tese de doutorado da autora Geania Nogueira de Farias Pinheiro – Ludicidade e Infância na constituição do discurso literomusical brasileiro para crianças (2017) – sob orientação do Prof. Dr. Nelson Barros da Costa. O livro é fruto de uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado do Ceará em publicar livros produzidos pelos professores da rede estadual de ensino, baseada na ação Professor Aprendiz, do Programa Aprender pra Valer, tendo como principais objetivos:

a) Valorizar os professores por meio da publicação das suas produções acadêmicas e literárias;

b) Estimular a produção científica e literária de professores;

c) Promover uma rede de colaboração entre os professores ao tornar pública suas produções com seus pares.

O lúdico tem suscitado interesse de diversas áreas na academia e tem sido amplamente abordado sob vários aspectos: histórico-culturais, histórico-sociais, educacionais, terapêuticos, etc. Nesse contexto diverso de abordagens, vemos que o estudo do lúdico de uma perspectiva discursiva tem sido pouco explorado, mesmo diante de uma multiplicidade de textos lúdicos, como os da Literatura, do Teatro e da Canção Popular, e do
recorrente uso desses textos nos mais variados contextos: familiar, escolar, cultural, religioso, midiático, publicitário etc.

 

LINGUAGEM, LINGUÍSTICA E TEORIA SOCIAL (2017)

Nelson Barros da Costa (Organizador)

O objetivo do livro é refletir sobre a relação entre a linguagem e uma teoria social transformadora. Em sua primeira parte, apresenta a concepção marxista da história, da consciência, da sociedade e de sua transformação. A segunda parte objetiva romper com o sendo comum e com certas concepções linguísticas.

O terceiro capítulo apresenta a crítica que a perspectiva marxista vem fazendo aos fundamentos filosóficos da linguística contemporânea em suas duas principais vertentes: o estruturalismo saussuriano e gerativismo chomskyano. No quarto e último capítulo, são apresentadas as alternativas que apontam para uma análise metódica da linguagem de viés marxista.

Contato para aquisição: costanels@gmail.com

 

DISCURSOS, FRONTEIRAS E HIBRIDISMOS (2018)

Claudiana Nogueira de Alencar (Organizadora)

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa (Organizadora)

Nelson Barros da Costa (Organizador)

Os organizadores da obra são os professores Nelson Barros da Costa (PPGL/UFC), Maria de Fátima Vasconcelos da Costa (PPGE/UFC) e Claudiana Nogueira de Alencar (PosLA/UECE). O livro é uma coletânea de artigos que apresentam pesquisas centradas na relação entre linguagem, identidade e sociedade. Ele constitui três categorias interligadas (discurso, fronteiras e hibridismos) abordadas sob uma diversidade de pontos de vistas e em diversos setores da vida social contemporânea.

Polifônico e multidisciplinar, o livro tem como articulistas pesquisadores de várias instituições brasileiras, de diversos campos do conhecimento (Antropologia, Artes, Comunicação, Ecologia, Economia, Educação, Filosofia, Linguística, Psicologia, Saúde, Serviço Social e Sociologia), dialogando dentro de arcabouços teóricos-metodológicos variados.

Contato para aquisição: costanels@gmail.com

 

ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO (2019)

Lucineudo Machado Irineu (Organizador)

Maria das Dores Nogueira Mendes (Organizadora)

O livro, de organização dos Professores Dr. Lucineudo Machado Irineu (PosLA/UECE) e Dra. Maria das Dores Nogueira Mendes (PPGL/UFC), é uma coletânea de 10 artigos e fruto de pesquisas, em grande maioria, de alunos e alunas do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará.

Os capítulos da presente obra nos convidam a refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa com a apresentação de propostas que buscam auxiliar os professores na missão de levar as/os estudantes da educação básica à compreensão da língua como prática social, evitando a reprodução dos sentidos e/ou discursos que circulam nas mais esferas da atividade humana. Importante ressaltar a variedade de gêneros da linguagem (MENEZES, 2019) selecionados para ilustrar cada proposta articulada de forma primorosa com a parte teórica de cada capítulo. Isso permite que as atividades possam ser aplicadas em sala de aula de forma independente.

Análise do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio é uma valiosa contribuição não somente no campo dos estudos do discurso, mas representa seu desdobramento social na educação, um estímulo a outros professores pesquisadores que pretendam a atuação crítica em suas salas de aula e a consequente mudança social. (Descrição: José Ribamar Lopes Batista Júnior – UFPI)

Contato para aquisição: dasdores@ufc.br

 

“O DURO AÇO DA VOZ” DO PESSOAL DO CEARÁ: INVESTIMENTO  VOCAL, CENOGRAFIA E ETHOS (2021)

Maria das Dores Nogueira Mendes (Organizadora)

O e-book é uma adaptação da tese de doutorado da própria autora, profa. Maria das Dores Nogueira Mendes  – “‘O duro aço da voz’: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do Pessoal do Ceará” (2013). Nele, ela analisa, numa perspectiva discursiva, o papel da voz (denominada de “investimento vocal” pela autora) para a marcação
socioposicional que todo trabalho artístico cantado pressupõe. Mais especificamente, Das Dores procura analisar a voz cantada como instrumento de manifestação e elemento referido nas cenas enunciativas manifestadas pelas canções do chamado Pessoal do Ceará, grupo de cantores e compositores cearenses que, na década de 1970, intervém com grande impacto no cenário musical brasileiro da época.

Noutras palavras, se trata de tentar compreender discursivamente como referências ao investimento vocal de Ednardo, Fagner e Belchior manifestam-se nas cenas exibidas pelas letras das canções e exibem imagens de
si (ethos) que contribuem para o exercício do posicionamento Pessoal do Ceará no discurso literomusical brasileiro. Para isso, a autora se vale da análise do discurso, na perspectiva de Dominique Maingueneau, que, por rearticular a constituição histórica, a formulação linguística e a dimensão midiológica dos discursos, lhe parece a teoria mais adequada.

O corpus analisado compreende fonogramas de intérpretes masculinos durante a década de 1970, período marcado pelo rico contexto histórico da resistência à ditadura militar, que proporcionou regularidades enunciativas à dispersão de textos do período. As interpretações de tais canções por Belchior, Ednardo, Fagner ou Rodger Rogério parecem apresentar características nasais ou metálicas da voz cantada que despertam em Das Dores a intuição de investigar o ethos no investimento vocal nas canções e relacioná-lo às suas manifestações na cena de enunciação. Para explicitar tal articulação, ela lança mão de um dispositivo teórico formado pelos conceitos de posicionamento, investimento vocal, situação de comunicação, cena de enunciação, metadiscursividade, interdiscursividade, intertextualidade, ethos dito e ethos mostrado, todos aplicados a um tipo de discurso que tem como característica a natureza plurissemiótica, porque é ao mesmo tempo linguagem melódica e verbal. (Descrição: Nelson Barros da Costa – UFC)

Contato para aquisição: dasdores@ufc.br

 

A VIDA EM CANÇÃO – MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E DISCURSO (2022)

Nelson Barros da Costa (Organizador)

A obra reúne artigos escritos nos últimos 20 anos em que o autor se dedicou à pesquisa sobre Música Popular Brasileira. O livro é dividido em duas partes. A primeira se chama “Interessado em alguma teoria”, inspirada na canção “Alucinação” de Belchior, e contém 6 artigos dedicados à Análise do Discurso na linha do linguista francês Dominique Maingueneau. “O último artigo dessa parte fala também de canções para criança e acrescenta autores como Brougère, Sarmento e Orlandi sobre a questão do discurso lúdico”, explica Nelson.

A segunda parte se chama “As coisas que aprendi nos discos” e também teve seu título inspirado em uma canção de Belchior, “Como os nossos pais”. Ela contém 7 artigos dedicados à análise de canções de diferentes épocas e movimentos.

“Começamos com ‘Carcará’, de João do Vale e José Cândido, depois discutimos a relação entre os cearenses do Pessoal do Ceará e a Bossa Nova, a relação entre Movimento Armorial e Tropicalismo, o movimento Clube da Esquina, a música cearense da década de 1960. Fecham o livro as análises sobre a obra de Chico Buarque”, completa.

“Sinto-me portanto gratificado e retribuindo o investimento que a sociedade faz quando financia nossos salários e nossas pesquisas na universidade pública”, acrescenta. Nelson também conta que os artigos mais especiais foram aqueles feitos em parceria com ex-alunos dos cursos de Letras e Pós-Graduação em Linguística da UFC e da UECE.

“O último artigo da primeira parte, por exemplo, foi feito com as ex-orientandas de pós-graduação Aline Fabiola Mendes, Bianca Gonzalez e Geânia Pinheiro. É, que eu saiba, um artigo pioneiro sobre canções para crianças na perspectiva discursiva. Logo depois desse, já na segunda parte, tem outro muito especial, feito sobre a lendária canção ‘Carcará’, de João do Vale e José Cândido, que escrevi com Benedita Sipriano, doutora em Linguística Aplicada pela UECE”, exemplifica.

“Tem também o artigo da minha ex-orientanda, colega e, sobretudo, querida amiga Maria das Dores Mendes. O artigo nosso que é o segundo da parte II, além de ter sido um grande prazer sua elaboração, ele ainda nos deu a alegria de ter tido sua publicação aceita em uma revista Qualis A1. Vale mencionar também o artigo que fecha o livro, feito em parceria com as alunas de graduação Bruna Bucar e Kawane Moura, que analisa a canção ‘Caravanas’, belíssima canção crítica de Chico Buarque”, completa.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2022/08/24/nelson-costa-lanca-livro-com-analises-da-musica-popular-brasileira.html.

Contato para aquisição: costanels@gmail.com

 

AS TRILHAS DA INFÂNCIA: O DISCURSO LITEROMUSICAL BRASILEIRO PARA CRIANÇAS (2023)

Nelson Barros da Costa (Organizador)

Maria das Dores Nogueira Mendes (Organizadora)

José Wesley Vieira Matos (Organizador)

Lançada em 2023, a obra é uma coletânea de artigos de autoria dos membros do grupo Discuta (grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais), da Universidade Federal do Ceará (UFC). São resultados de desenvolvimento específico de dois projetos mais abrangentes coordenados pelos professores Nelson Barros da Costa e Maria das Dores Nogueira Mendes, ambos do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC: respectivamente, os projetos de pesquisa “Análise do discurso
literomusical brasileiro para crianças – investigações discursivas” (COSTA e GONZALEZ, 2014) e “Invocanções: investimento vocal em canções para crianças” (MENDES, 2020).

Os dois projetos adotam a perspectiva da análise do discurso na orientação do linguista francês Dominique Maingueneau e pretendem descrever os posicionamentos presentes na canção popular brasileira para crianças, investigando operações intersemióticas (relação entre enunciação e investimento vocal, performance audiovisual, organização camerística etc.) na constituição de tais posicionamentos. Desse modo, esperam contribuir para a compreensão da história da música para crianças e sua relação com o mercado, com a cena interdiscursiva literomusical e com os agentes ideológicos que pretendem construir ou influenciar a construção da subjetividade infantil para diversos fins, sejam eles pedagógicos, comerciais ou evangelizadores

Ao todo, são 9 artigos, escritos por 12 autores, todos de alguma forma ligados ao DLV, seja como ex-alunos da graduação, seja como
atuais e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (mestrado e doutorado), seja como professores do departamento.
Abrindo a coletânea, o artigo “Soletra um verso, lavra a melodia: a análise do discurso literomusical para crianças”, de autoria de Nelson
Barros da Costa e Bianca Gonzalez Neves Acevedo Carvalho, relata importantes questões teóricas envolvidas nesse tipo de discurso e apresenta alguns resultados da pesquisa do grupo Discuta sobre a questão, notadamente, a dissertação de mestrado de Gonzalez (2014), pioneira no estudo da música brasileira voltada para o público infantil sob essa perspectiva teórica. Em seguida, vem o artigo “Intertextualidade na canção para crianças”, de Geania Nogueira de Farias Pinheiro. Recortado de sua tese de doutorado, Ludicidade e infância na constituição do discurso literomusical brasileiro para crianças (PINHEIRO, 2017), ele foca o fenômeno da intertextualidade do ponto de vista da análise do discurso. Analisando canções dos posicionamentos MPB, gospel e canção de massa para crianças, a autora demonstra como o agenciamento dos textos não é uma prática arbitrária, mas compreende e regula a própria construção das respectivas identidades desses discursos lúdicos voltados para o público infantil. Na sequência, o artigo “O processo de retextualização na canção
para crianças: uma abordagem discursiva”, de Aline Fabíola Freitas Mendes, apresenta as proposições desenvolvidas em sua tese de doutorado, A retextualização em canções para crianças: uma abordagem discursiva (MENDES, 2017). Observando as mudanças e permanências que são (re)construídas quando uma canção originalmente composta para adultos é reorientada visando a esse novo público sócio-historicamente situado, as crianças, a autora analisa, nesse capítulo, a canção “O leãozinho”, de Caetano Veloso.

O artigo seguinte, “Investimento vocal em canções para crianças: reflexões teórico-metodológicas e exercícios analíticos”, trata-se de
compilação de estudos desenvolvidos por Maria das Dores Nogueira Mendes, Ana Joyce Mesquita Felix, Gabriel Moreira Peixoto, Maria
Bianca da Silva Marques e José Wesley Vieira Matos. O artigo apresenta as diretrizes da análise discursiva de canções para crianças e algumas aplicações iniciais desse procedimento ao corpus do projeto, nas temáticas relativas à alteridade animal, aos processos identitários e aos relacionamentos amorosos. No quinto artigo, “A intervocalidade mostrada em canções para crianças”, de autoria de Maria das Dores Nogueira Mendes e Aurélia Bento Alexandre, apresenta-se a análise do aspecto vocal como investimento discursivo na canção “História de uma gata”, ressaltando-se o gerenciamento do interdiscurso pelo posicionamento MPB para crianças através das maneiras de cantar. Depois, o estudo “Construções discursivas da festa nos posicionamentos do discurso literomusical brasileiro para crianças”, de Lucas Rodrigues Memória Ávila e Maria das Dores Nogueira Mendes, detém-se em analisar as elaborações da temática da festa nos posicionamentos pop e canção de massa para crianças, considerando-se principalmente os investimentos éticos e cenográficos.

No artigo intitulado “A retextualização na canção gospel para crianças”, de Acsa de Sales Albuquerque de Sousa, analisam-se canções vindas do posicionamento gospel para adultos incorporadas aos projetos dos artistas do gospel para crianças, tendo como fenômenos norteadores os processos de retextualização que reconfiguram os novos ethé e cenografias. Logo após, o artigo “Ouvindo livros, lendo canções: produções
literárias e posicionamentos literomusicais para crianças”, de José Wesley Vieira Matos e Maria Bianca da Silva Marques, investiga as
relações entre as produções literárias e os posicionamentos literomusicais que as promovem, tendo como recorte temático o tratamento do
aspecto da animalidade pelas diferentes posições. Fechando o livro, o artigo “O amor é pop: canções e posicionamento pop rock para crianças”, de Maria das Dores Nogueira Mendes e José Wesley Vieira Matos, analisa a especificidade que o posicionamento pop rock para crianças possui ao tornar a temática amorosa parte constitutiva de sua identidade, considerando-se principalmente os ethé
e cenografias investidos.

Contato para aquisição: nelson@ufc.br; dasdores@ufc.br; jose.wesley98@alu.ufc.br

 

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